4 erros para não cometer ao comprar no Mercado Livre

Muita gente utiliza a internet para realizar suas compras, e o hábito está deixando de ser novidade e está sendo, cada vez mais, introduzido na cultura do consumidor. No entanto, é preciso se policiar para não comprar gato por lebre. Isso porque em muitas plataformas é comum encontrar alguns vendedores problemáticos, não que isso seja uma característica exclusiva do Mercado Livre.

Muitos compradores acabam cometendo erros básicos ao realizar suas compras, e esses erros podem ser cometidos em qualquer plataforma de vendas, até mesmo nas internacionais como o Aliexpress e Ebay. No entanto, evitar esses erros é garantir que sua experiência de compra seja a mais positiva possível e, no final das contas, é isso que todo usuário deseja: comprar com segurança e receber o produto, conforme o anunciado, em sua casa dentro do prazo estimado.

Para te auxiliar no momento do Mercado Livre comprar, separamos as 4 erros primordiais que não devem ser feitos no momento da compra. Vamos a eles:

Como realizar compras com Sucesso

Não verificar a reputação do vendedor

A reputação de um vendedor é a forma mais segura de avaliar se aquela fonte é confiável ou não. A reputação é dada através das experiências de outros compradores, e por meio dos comentários é possível ver fatores como a qualidade dos produtos oferecidos, como é o atendimento realizado pela loja, se o prazo de entregue foi realizado e uma série de outras informações úteis.

Comprar sem verificar a reputação do vendedor pode trazer uma experiência negativa para o comprador. Então, por conta disso, lembre-se sempre de ver a qualificação e sua nota dentro do Mercado Livre. Deixar de conferir esses fatos pode trazer dor de cabeça no futuro.

Mercado Livre Comprar

Não conhecer seus direitos como comprador

O próprio Mercado Livre oferece uma série de serviços e recursos para proteger o comprador. Um desses recursos é a possibilidade de abrir uma disputa caso a encomenda tenha chegado com algum problema ou qualquer outro problema relacionado. Caso você passe por alguma situação do gênero, o certo é abrir uma disputa na plataforma, não se esquecendo de detalhar especificamente o porque de você estar tomando essa atitude.

Esse processo poderá ser iniciado através do site da plataforma onde você deverá acessar no endereço abaixo:

Mercado Livre Comprar

Apenas dessa maneira será possível não ser lesado e, assim, reaver o dinheiro que havia sido disponibilizado para comprar o produto desejado.

Não dar a avaliação correta para o vendedor

Como você viu anteriormente nesse artigo, a avaliação do vendedor é uma ferramenta essencial para estipular a qualidade de seus serviços de uma forma geral. Caso o vendedor ofereça produtos de baixa qualidade, por exemplo, sua avaliação não será alta dentro da plataforma, já que muitos vendedores classificaram que comprar com ele é uma experiência negativa.

Quem não avalia os vendedores honestante depois de realizar uma compra, está fazendo um erro. Pois, além de ajudar a construir uma comunidade melhor de comércio eletrônico, as avaliações servem como uma medida de qualidade que ajudará a dizer aos usuários quais são os melhores vendedores e lojas presentes no site Mercado Livre.

Não tirar todas as suas dúvidas em relação ao produto

Nada pior do que comprar um produto e não entender, completamente, sobre seu modo de funcionamento, garantias etc. E justamente por causa disso, é preciso tirar todas as suas questões em relação ao produto e a compra si, para depois não se arrepender da compra realizada.

Comprar no Mercado Livre é uma experiência positiva para maior parte dos usuários. Contudo, um pouco de atenção e seguir alguns cuidados são essenciais para não ter nenhum tipo de dor de cabeça.

E você, já realizou alguma compra na Internet? Foi no Mercado Livre? Faça um comentário contando pra gente como foi a sua experiência.