Como candidatar-se a uma autorização de trabalho no Brasil

Para ter um emprego remunerado no Brasil, você precisará de uma autorização de residência (temporária ou permanente) e de um visto de trabalho (Autorizaçao de Trabalho).

O primeiro passo é feito pelo seu futuro empregador no Brasil, que solicitará uma autorização de trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego (Ministério do Trabalho e Emprego) mediante a apresentação do contrato de trabalho e um conjunto de outros documentos.

Depois que a aplicação é permitida pelo Ministério, você terá que solicitar um visto de trabalho em uma embaixada ou consulado brasileiro em seu país de origem.

Processo de pedido de visto de trabalho

Para solicitar a permissão de trabalho, seu futuro empregador terá que enviar seu CV, certificados, documentos que apresentem sua educação e experiência de trabalho e uma cópia autenticada do seu passaporte na Coordenação de Imigração do Ministério de Trabalho 2018.

A apresentação de documentos adicionais dependerá do tipo de visto de trabalho para o qual você solicite. Uma lista dos documentos necessários pode ser encontrada aqui.

concurso 2018

Todos os documentos a serem aprovados pelas autoridades brasileiras devem ser traduzidos para o português e certificados antes de serem enviados. A aprovação será enviada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, que autorizará a embaixada ou consulado brasileiro responsável no seu país de origem a iniciar o procedimento de visto de trabalho.

Para solicitar um visto de trabalho em seu país de origem, você deve enviar seu passaporte com uma validade restante de no mínimo 6 meses, dois formulários de inscrição que estão disponíveis no consulado, duas fotos de tamanho de passaporte e um relatório policial declarando que você não possui registro criminal (não mais de 3 meses).

Como os vistos de residência brasileiros, o tipo de visto de trabalho exigido dependerá do tipo de atividade que você fará no Brasil. Trabalhos e qualificações diferentes exigirão vistos de trabalho diferentes. Eles também podem ser categorizados em vistos temporários e permanentes.

Visto de trabalho temporário

Normalmente, os funcionários estrangeiros obterão um visto de trabalho temporário que inicialmente será emitido por dois anos. Uma extensão por mais dois anos pode ser solicitada no prazo de 30 dias antes do vencimento do visto.

Após este período de quatro anos, as empresas costuma solicitar um visto de trabalho permanente. Um expatriado que detém um visto temporário não tem permissão para mudar os empregadores no Brasil sem permissão.

Os vistos de trabalho e as autorizações de trabalho geralmente só são emitidos para estrangeiros cujo futuro empregador é uma empresa brasileira registrada. No entanto, existem várias e bastante confusas exclusões e tratamentos separados para isso, e. para assistência técnica ou casos profissionais. Para garantir que você obtenha o visto certo para sua situação individual, solicite assistência em embaixada ou consulado brasileiro ou consulte o guia de procedimentos para obter permissões de trabalho fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Um visto de trabalho permanente geralmente será emitido para estrangeiros que tenham direito a uma residência permanente no Brasil. Normalmente, isso se aplica a pesquisadores ou cientistas profissionais (para atividades que excedem um período de dois anos), investidores (desde que a soma do investimento exceda US $ 50.000 para pessoas físicas ou US $ 200.000 para empresas) e gerente ou diretores. https://twitter.com/karine_roses/status/895744144966008832

Para obter mais informações sobre seu caso individual, peça assistência em uma embaixada ou consulado brasileiro ou verifique o guia de procedimentos para obter permissões de trabalho fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro.