Como se preparar para sua prova Enem

Muitos jovens estão ansiosos, para chegar a hora de realizar se Exame Nacional do Ensino Médio, pois é a chance deles entrarem para a universidade no próximo ano.

O exame é aplicado em dois dias,sendo que no primeiro dia serão realizados os exames de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração.

A expectativa é que em 2016 o Enem possa oferecer mais serviços especiais a quem precisa como mães que ainda estão amamentando e pessoas com deficiência.

Você que irá realizar o exame pela primeira vez e ainda não sabe como funciona os procedimentos, confira as dicas e informações contidas nos tópicos abaixa para que possa conseguir uma boa nota na sua prova. Veja Agora !

 

Como se preparar para Prova

A cada ano que passa a tendência é que as provas fiquem mais difíceis e cobrem mais do candidato, dessa forma o MEC poderá avaliar quem está de fato apto para cursar uma faculdade. O candidato deverá comparecer ao local da prova portando documento de identificação com foto.

Gabarito Enem 2016

Procurar provas dos anos anteriores e estudar é uma ótima forma para se preparar para realizar o Enem 2016, pois você pode tentar resolver as questões e depois checar o gabarito para ver quais acertou e aperfeiçoar seu conhecimento.

Escreva e leia bastante também, para aprimorar seu conhecimento, sua caligrafia e sua qualidade em textos. Não se esqueça que a redação é mais importante do que as questões.

 

 

O que devo verificar no cartão resposta?

Confira seu nome e número de inscrição na parte superior do CARTÃO-RESPOSTA. No caso de não coincidir seu nome e número de inscrição, devolva-o ao fiscal de sua sala e peça o cartão correto.

Se o seu cartão não for encontrado, solicite um cartão virgem, o que não prejudicará a correção de sua prova. Verifique se o Boletim de Questões, está legível e com o número de páginas correto.

Após a conferência, assine seu nome no espaço correspondente, utilizando caneta esferográfica de tinta preta.

Gabarito Enem 2016

Para cada uma das questões, você deve marcar no cartão apenas uma letra. Marcando mais de uma, você anulará a questão, mesmo que uma das marcadas corresponda à alternativa correta.

Ao marcar a alternativa do Cartão-RESPOSTA, faça-o com cuidado, evitando rasgá-lo ou furá-lo, tendo atenção para não ultrapassar os limites do círculo.

Além de sua resposta e assinatura, nos locais indicados, não marque nem escreva mais nada! Por favor não tire foto do seu cartão resposta, este erro leva à suspensão.

Qual o tempo necessário para passar as respostas?

O fiscal informa quanto tempo resta para finalizar o exame, desta forma deverá ficar atento às informações que ele disser. Entre 10 a 30 minutos, você conseguirá preencher todos os espaços. Para não se perder repita mentalmente as respostas, e tente ir fazendo de 3 em 3.

Muitos candidatos se atrapalham e cometem erros bobos no preenchimento do gabarito Enem, que acabam contando pontos a menos na sua somatória final, comprometendo assim o resultado da prova.

Depois de preenchidos as folhas de gabarito passam por leitura óptica e, caso os espaços não estejam corretamente preenchidos, a máquina não conseguirá ler.

Gabarito Enem 2016

Portanto nada de preencher o gabarito na última hora, ok?
Manter a calma é fundamental e, mesmo quando não se sabe a resposta correta, há chances de marcar pontos com um “chute” que pode ser acertado.

Já no segundo dia são realizados os exames de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, tendo duração de 5 horas e 30 minutos.

Como consultar seu Gabarito

O gabarito Enem 2016 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.

Para consultar o gabarito Enem é muito mais simples do que as pessoas imaginam. Através do site oficial do Enem é que o programa disponibiliza esse gabarito para que todos os candidatos possam acessar. Basta entrar no site do INEP através do endereço abaixo:

Os resultados individuais do Enem 2016 somente serão disponibilizados no endereço citado acima, em data a ser divulgada.

Agora com essas informações só basta se preparar e manter o foco e calma na hora de realizar seu exame e obter uma boa nota que trará benéficos futuros. Boa Sorte !